Avaliação Watchmen o Filme

>> segunda-feira, março 23

Enquanto isso no além da imaginação...

Bem, vamos a esse assunto indigesto: faz um tempinho que já baixei a visionária obra de Zack Snyder, mas não tava querendo falar aqui pois o assunto me causa espécie, ou como diria o Dr Chapatim "Isso me da coisas"!

Como você deve saber nenhuma adaptação baseada em obras de Alan Moore deu muito certo, desde coisas escabrosas como "Liga Extraordinária" aos que enganam os mais bobinhos como "V de Vingança" mas que são uma bosta! E o pior é que nesses filmes fui no cinema pra ver, mesmo esperando filmes inferiores aos quadrinhos, mas dessa vez decidi não sustentar essa bosta e baixei essa bagaça, o que lhe recomendo se quiser sofrer como eu e ver o filme.

Você que leu a hq sabe que não tem como colocar toda a complexidade e tramas da história em 2h30min, por isso não tem como desenvolver tudo a contento, Snyder fez um filme que visualmente lembra muitas partes da hq, e muitos diálogos estão lá, mas alguns fora de ordem e alguns até ditos por personagens diferentes, mas você acha que para adaptar Watchmen basta fazer isso?! Mas é claro que não!

Para mim o maior erro desse filme é que ele não humanizar a figura dos heróis como a hq faz. Na história do Moore mostra bem que o tipo de pessoa que iria se interessar em vestir uma roupa colorida pra bater em bandidinhos não são pessoas muito bem da cabeça, Snyder pode até tentar passar isso, mas não consegue graças a aquelas ridiculas cenas de ação que enchem de glamour a figura heróica, a prisão de Rorschach onde ele não se fudeu pelo salto do seu sapato quebrar, Espectral entrando num prédio em chamas pelo teto (e fica com o cabelo impecável) ou até o jovem Rorschach que ao invés de apagar um cigarro no olho do moleque que azucrinava ele o pequeno Kovacs derruba o cara com golpezinhos de karate, da um soquinho de fresco no cara, pega na cabeça do cara com toda a delicadeza e da a mordidinha, tudo muito elegantemente!
E o final todos ai já sabem que o cara cagou, ai sempre vai aparecer um babaca pra falar que a lula gigante ficaria ridículo no cinema, o que esses babacas não se ligam é no porque da lula estar lá, no plano de Ozzymandias para que os EUA e a URSS cessassem as animosidades seria necessário uma ameaça externa, e a lula e uma possivel invasão alienigina é isso, já com o Manhhatan isso não funciona pois até pouco tempo atrás ele era o grande simbolo do poderio bélico dos gringos, e ao ficar puto ele explode não apenas uma cidade americana como também cidades comunistas e os caras vão simplesmente dar as mãos aos gringos que criaram aquela ameaça?! Ah, vá a puta que te pariu! (dizem que o Manhhatan não explodiu só NY porque depois de 11/09 não ficaria simpático para com o publico fazer assim, bando de frescos) E um dos piores erros foi não desenvolver nenhum dos personagens que morre na explosão em NY, quando mostra a explosão até aparece o jornaleiro e o garoto se abraçando na hora da explosão, mas é algo vazio pois a plateia não tem ideia de quem são aqueles dois, ninguém vai ficar triste com a morte dos dois pois não foram personagens que aparecerem e puderam cativar o espectador.

Quanto a parte de atuações, o único que achei menos ruinzinho foi o ator que fez o Comediante, de resto... é resto! Não entendo o que esses sites paga pau tipo Judão viram de tão espetacular no cara que fez o Rorschach, ele está melhor que seus companheiros de cena, mas falar que merecia Oscar é muita nerdice! Esse nem se morrese de overdose antes da estréia do filme ganhava um Oscar.

Espectral e Coruja estão muito fraquinhos, o Snyder com certeza escolheu essa atriz só por ela ser gostosa e mostrar o peitinho na cena de sexo com o Coruja (falemos dessa elegante cena mais a frente) mas o pior foi esse Ozzymandias ator muito fraquinho e acabou fazendo um vilãozinho caricato. Não sei qual o problema do Snyder em sempre ter que fazer vilões que mordam a fronha, mas pelo menos dessa vez ele muito sutil em mostrar a homossexualidade do personagem, como mostrá-lo junto do David Bowie e Vilage Peeople, ou a pasta Boys do seu computador.
Pasta Boys, um momento de relax enquanto planeja a salvação do mundo

Para que não digam que só falei mal, a trilha sonora do filme é legal, tem partes do filme que o Snyder não soube encaixar a música com o que acontece em cena, principalmente a cena de sexo entre Coruja e Espectral tocando Hallelujah (Hallelujah, o pau do Coruja subiu), cara, que cena escrota, sabe o que me lembrou? Aqueles filminhos soft que passam nas madrugadas da Band, só faltou a câmera girando em círculos em volta do casal enquanto a putinha cavalga no umbigo do Coruja! Enfim, a trilha sonora é bacana, pode baixar sem medo que você vai se divertir! Essa trilha foi o que salvou a minha nota pro filme, senão seria pior.



Nota

10 comentários:

Anônimo segunda-feira, março 23, 2009  

Tô contigo e não abro. Não vi esse filme nem vou ver. Fico mesmo com o Alan Moore e se ele diz que é infilmável, infilmável ele é e ponto final. Duro é ouvir os débeis-mentais de comunidades do Orkut defenderem o filme com unhas e dentes. Chegam até a heresia de falar mal do próprio Moore (!!!), que é o criador do bagulho, e defender a porra de um diretor de cinema que com certeza deixou tudo bem Hollywoodiano. Bando de ignorantes. Grande Alan Moore, estou contigo e não abro.

Perdido segunda-feira, março 23, 2009  

Cara, esse gif do final é o melhor!

Casquei o bico de rir.

End of Midia terça-feira, março 24, 2009  

BOM REVIEW Kamen! Até baixei o filme aqui no computador, mas não tô nem empolgado pra assistir :P fogo. Valeu!

Pk Ninguém quarta-feira, março 25, 2009  

Não concordo com a parte do "infilmável", para isso, basta ter contratado gente com culhão pra fazer uma adaptação exata e fiel, sem alterar uma vírgula e atores que se dedicassem verdadeiramente ao papel.

Cyber Ramses quarta-feira, março 25, 2009  

Concordo que é infilmável sim, pois não dá para condensar uma obra de 12 edições em 2 horas de filme sem deixar muita coisa de fora.

Uma coisa que o Jovem Nerd falou no Nerdcast faz sentido e eu concordo: se fosse uma série para TV da HBO por exemplo, teria tempo suficiente para desenvolver a história a contento, sem deixar, aí sim, uma vírgula sequer de fora.

E outra: Snyder não adapta nada, só transfere o quadrinho pra tela! Ele não trabalha com roteiro, ele pega o gibi e diz: "Agora vamos filmar esse quadrinho, esse e esse!" Não dá, cara! Tanto é que as melhores partes do filme são as adaptadas, por exemplo:

- a introdução, que mostra os Minutemen ao som de Bob Dylan;
- o Dr. Manhattan no Vietnã e "Cavalgada das Valquírias" rolando ao fundo (referência ao clássico "Apocalipse Now");
- e a cena em que Rorschach vai buscar a máscara na sala do psiquiatra, veste e diz: "Sua vez, doutor: O QUE VOCÊ VÊ!?"

Filme de quandrinho, livro ou o que for, deve ser adaptado, e não somente transportado como Snyder faz.

Mas eu gostei da atuação do ator do Rorschach... mas não é digna de nenhum Oscar não!

Watchmen para Troféu Framboesa 2010!

Anônimo quarta-feira, março 25, 2009  

Meu caríssimo Rider... sem querer parecer arrogante, tudo corre exatamente como vínhamos prevendo no seu blog:

1) Sites comprados, tendenciosos e/ou despreparados como os Omelete da vida aclamam com mil louvores a última do Snyder. Pior de tudo, ainda ridicularizam a postura que o Moore assumiu contra as adaptações caça-níqueis dde Hollywood;

2) Fãs imbecis gastando mais de 100 reais com versões brasileiras emporcalhadas do "Watchmen Absolute";

3) O filme é simplesmente uma BOSTA. Pode adaptar uma ceninha ou outra da HQ, mas não capta os CERNES, que é a humanização dos heróis, o envolvimento do leitor com personagens secundários e a total relativização conceitos de "bem" e de "mal". Nem preciso falar que o final mudado ficou hediondo.

"É o fim, o fim".

Kamen Rider quarta-feira, março 25, 2009  

Cyber você ta falando sério que gostou da cena do Vitnã ao som de Apocalypse Now? Achei que a trilha não se encaixa na cena, Apocalypse Now é o meu piru!

E Fábio, eu saco das coisas e como elas vão rolar, sou quase que um visionário!

Fábio Leite sexta-feira, março 27, 2009  

Pelo menos a atriz que faz a Silk Spectre é boa (no sentido figurado). Fora a trilha sonora, que também é boa, só que dessa vez no sentido próprio da palavra.

Mas Puta Que Os Pariu, o filme só tem ESSES diferenciais, que acrescentam quase nada à obra original.

Quem pagar pau pra uma coisa dessas tem mais é que "pôr uma dentadura no cu e rir pro caralho".

D.gr sábado, março 28, 2009  

hahaaaaaaaaaaaaa!! ^^ !!!!
puahahahaahahh!!
(eu ia dizer alguma coisa, mas depois daquela imagem lá em baixo no blog deixa pra lá)
ahahaaaa

Roleplayer Moore domingo, março 29, 2009  

Só uma coisa... pasta Boys???? Qual seria a resolução de uma imagem em um PC anos 80? Porque os computadores parecem ter permanecido no mesmo nível e acho que nessa época não tinha .jpg nítido...

Ou seja, Boys = Homossexualismo nível Pixel Art????

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores